Parque do Abaeté completa 32 anos com nova fase de requalificação e novos projetos culturais

No próximo dia 3 de setembro de 2025, o Parque Metropolitano do Abaeté, em Salvador, celebra 32 anos com a entrega da primeira etapa da sua requalificação, conduzida pela CONDER em parceria com o INEMA. As melhorias já realizadas trouxeram mais conforto, sustentabilidade e acessibilidade ao espaço, que agora conta com 14 unidades comerciais requalificadas — incluindo restaurantes, sorveterias, lojas e lanchonetes —, além de nova identidade visual, redes elétrica e hidráulica renovadas e instalações acessíveis.
Entre os destaques estão a instalação de placas solares para geração de energia limpa e um sistema de captação de águas pluviais, que permitirá reaproveitamento para irrigação e limpeza. A infraestrutura do parque também foi ampliada com reformas nos sanitários, recuperação da Casa da Bomba, pavimentação e modernização de equipamentos infantis.
Durante o evento comemorativo, será anunciada a próxima fase das obras, com início ainda em setembro, incluindo dois novos projetos: o Centro de Memória da APA Lagoas e Dunas do Abaeté— espaço voltado para exposições, mostras audiovisuais e encontros comunitários — e a criação da Sede das Ganhadeiras de Itapuã, grupo reconhecido como patrimônio imaterial da Bahia. A nova sede homenageará a tradição, resistência e identidade afro-baiana representadas por esse coletivo feminino.
As ações reforçam o compromisso do Governo do Estado com a valorização da memória cultural e a preservação ambiental. Com essas iniciativas, o Parque do Abaeté se consolida como referência em turismo sustentável, inclusão social e preservação da história baiana.